HISTÓRICO

Perfil   |   Histórico  |   Votação   |   Artigos

História Pessoal

Existem muitas histórias de homens e mulheres que vieram do interior para a Capital com o objetivo de um futuro melhor. Uma dessas histórias é a de Idenir João Tito Cecchim, que, em 5 de fevereiro de 1954 veio ao mundo em Nova Prata, filho de Crispin Cecchim e Angela Porta Cecchim. Aos três anos mudou-se para Ibiraiaras onde ficaria até atingir a maioridade, convivendo com os irmãos Nacir, Maria Elisa, Maria Inês e Marilene e os pais.

Em 1972 desembarcou na Rodoviária de Porto Alegre, munido de poucas roupas, alguns trocados e muita coragem e força de vontade para fazer a vida. Depois de trabalhar 10 anos como representante comercial, iniciou seu negócio próprio na área de mineração e comércio de pedras naturais, ramo em que atua até hoje.

Graças a sua atuação empresarial começou a identificar uma série de dificuldades enfrentadas por empregados e empregadores, incluindo a burocratização da estrutura pública com relação ao setor que, no Brasil tornou-se, infelizmente, praticamente institucionalizado.

Na busca por qualificar-se enquanto empreendedor e compreender melhor os mecanismos empresariais cursou Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu e, logo após, especializou-se em Gestão e Negócios pela PUC.

Hoje Cecchim é proprietário das empresas Cecchim Indústria e Comércio de Pedras Ltda e Usipa S/A, nas quais exerce a função de diretor presidente, paralelamente ao 2ºmandato de Vereador de Porto Alegre.


História Política

Primeiro-ministro francês por mais de uma década no início do século passado, o Prêmio Nobel da Paz Aristide Briand, dizia que "a política sempre foi e sempre será a arte de conciliar o desejável com o possível". Nesta linha de pensamento Idenir Cecchim identificou a necessidade de criar políticas públicas que impulsionassem desenvolvimento econômico e social, unindo o seu desejo empresarial em desenvolver o comércio e a indústria com a possibilidade democrática de construir soluções para fomentar o emprego e a renda e, assim buscarjustiça social.

Este desejo de mudar teve espaço junto ao PMDB que, num período pós-diretas já!, após uma longa ditadura, ganhava força e conquistava importante postos políticos através do voto direto. Cecchim, então um jovem empresário, passou a chefiar o gabinete do Secretário de Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul, Gilberto Mossmann, no governo de Pedro Simon. Em 1988, na mesma pasta, assumiria a função de Secretário Adjunto.

Nos anos 90, até 2002, assumiu diversas funções na direção partidário do PMDB de Porto Alegre, sendo o primeiro tesoureiro do Diretório Municipal e assumindo inclusive, a função de vice-presidente. Atualmente faz parte do Diretório Municipal.

No biênio 2003/2004 foi Secretário Executivo do CODESUL.

A partir de 2005, na Gestão Fogaça, assumiu a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a convite do prefeito municipal. À frente da SMIC colocou em prática uma série de medidas importantes, como o alvará na hora e ações para a geração de emprego e renda, fruto da larga experiência como administrador público e empresário de sucesso.

Nas eleições de 2008 concorreu pelo PMDB à Câmara Municipal, conquistando 7.577 votos. Eleito, licenciou-se para reassumir a SMIC, mas em 2010 voltou para assumir a função de vereador, o que faz até o presente momento.

Nas eleições de 2012 concorreu novamente à Câmara, conquistando 7.556 votos, sendo reeleito para a vereança de Porto Alegre.

Cronologia

1954 - Nasce em Nova Prata
1957 - Muda-se para Ibiraiaras
1972 - Chega a porto Alegre para trabalhar e estudar
1978 - Funda sua primeira empresa
1978 - Forma-se em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu
1987 - Chefe de Gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado
1988 - Secretário Substituto da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado
2003 - Secretário Executivo do CODESUL
2004 - Vice Presidente do PMDB de Porto Alegre
2005 - Secretário Municipal da Produção Indústria e Comércio de Porto Alegre
2008 - Vereador eleito com 7.577 votos
2009 - Secretário Municipal da Produção Indústria e Comércio de Porto Alegre
2010 - Atual Vereador de Porto Alegre
2012 - Reeleito Vereador de Porto Alegre



<< Voltar  


Busca no Site



Blog do Idenir
Tito Cecchim

Boas Festas
LEIA MAIS



Redes Sociais




 
Gabinete
Av. Loureiro da Silva, 255 - Porto Alegre / RS - Cep: 90013-901
Fones: 51 3220.4281 / 3220.4282 / 3220.4283
Expediente
Desenvolvido por Flame Design